terça-feira, 9 de junho de 2020

AULA VIRTUAL _PLANO DE AULA DE ARTE PARA SEXTO ANO

           
            
           

CONTEÚDO:

 Pintura corporal e adornos.

 OBJETIVO

Conhecer alguns tipos de pinturas corporais e adornos usados para a construção da identidade e cultura de um povo.De maneira especial, a cultura indígena.

E.E.E.F.GOV.JERÔNIMO GARCIA DE SANTANA





 





Desenvolvimento:

Foi sugerido aos estudantes leitura e observação das imagens do livro didático de arte "Mosaico" ,páginas 52 -57 e leitura do texto e imagens sobre Pintura corporal: da ancestralidade aos dias de hoje e ainda


ATIVIDADE PRÁTICA



SUGESTÃO: Três  atividades:

Escolha a que você tiver mais facilidade em realizá -la.


1-Faça um desenho no seu caderno de desenho ou em um sulfite, representando a imagem que você mais gostou das pinturas corporais ou adornos.( Enviar uma foto no google sala de aula )


2-Pesquise várias imagens e Monte um painel digital de fotografias (imagens)   com diferentes pinturas corporais e adornos.( anexo documento no google sala de aula )


3-Pesquise em revistas e livros usados, pessoas com pinturas corporais e adornos . .Recorte e cole todas as imagens em uma folha ou página  do caderno para montar um painel de imagens.(Enviar uma foto no google sala de aula )



OBSERVAÇÃO: QUALQUER OPÇÃO QUE ESCOLHER ,COLOQUE O TÍTULO


 “PINTURA CORPORAL E ADORNOS NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E CULTURA.”


Aula desenvolvida pela professora Genilsa ,com alunos dos sextos anos A e B


Resultado:

                                                      Pintura corporal e adornos

Pintura corporal e adornos
Aluna :Maria Eduarda Duquini-Esc.Jerônimo 6ºA






quinta-feira, 10 de outubro de 2019

Poema Saudade

Saudade

Saudade de quando um dia
Ainda tinha vinte e quatro horas
sem malícia ou desrespeito
As pessoas conversavam
a qualquer hora.

Eu queria que no mundo
Ainda houvesse simplicidade
Onde as pessoas  se  comunicassem
com ternura e humildade!

Ah, quem me dera!
Pudesse as pessoas compreender
Viver olho no olho
 e em minha vida não se intrometer.

Oh, triste realidade! Não  posso aceitar :
A civilização humana começou
em retrocesso, sua história desenhar.


Autora:Leliah

terça-feira, 1 de maio de 2018

PROGRAMA FÓRMULA DA VITÓRIA 2018

ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL 
GOV. JERÔNIMO GARCIA DE SANTANA
PROFESSORA:GENILSA

AULA INAUGURAL


AMBIENTALIZAÇÃO DA SALA

CARTEIRAS EM CIRCULO OU EM FORMATO DE U;
CARTAZ DE SEJAM BEM VINDOS E SLOGAN DO PROGRAMA NA PORTA;
CRACHÁ PORTA LÁPIS EM EVA PARA BOAS VINDAS COM FRASE DE AYRTON SENNA;
CARRINHOS EM EVA PERSONALIZADO PARA A LARGADA DO PROGRAMA;
PISTA NO CENTRO DA SALA EM TNT COM O NOME DOS TRÊS LIVROS A SER ESTUDADO;
CARTAZ PRÉ MONTADO PARA OS COMBINADOS (DESENHO DE UM PISTA EM CARTOLINA) PARA OBTER SUCESSO NO PROGRAMA;
CARTAZ PRÉ- MONTADO (IMAGEM DE UMA BANDEIRA QUADRICULADA )PARA FIXAR AS EXPECTATIVAS EM RELAÇÃO AO PROGRAMA EM UMA PEQUENA BANDEIRA;
CAIXA DE PRESENTE COM OS LIVROS DE POESIAS E POEMAS;

OBJETIVO:
  • Promover a interação,respeito ,amabilidade e resiliência do grupo.
COMO? Por meio da acolhida com o porta lápis e música da vitória Ayrton Senna,dinâmica de apresentação,história do instituto e Ayrton Senna em vídeo,dinâmica para descobrir o objetivo do programa,escrita e leitura da expectativa e entrega do livro.


RELATO  DA   AULA  INAUGURAL


                   No dia 26 de abril de 2018, realizou-se a aula inaugural da segunda turma do Programa Fórmula da Vitoria de Língua Portuguesa na E.E.E.F.Gov.Jerônimo Garcia de Santana,ministrada por mim, professora Genilsa Aparecida da Silva.
                  Os alunos foram recepcionados ao som da música da vitória de Ayrton Senna e receberam um porta lápis com um lápis e uma frase motivadora do próprio Ayrton Senna.
                  Em seguida, para a apresentação, realizamos a dinâmica do barbante:Cada um cortou um pedaço de barbante do rolo. Ao se apresentar foram enrolando o mesmo no dedo e parava de falar só quando acabava o barbante. A dinâmica foi muito proveitosa, porém demorou mais tempo que havíamos planejado, uma vez que alguns  alunos cortaram o barbante muito grande e ainda exigiu muito de tempo de silencio da turma.
                Terminado a apresentação, foi realizado uma prévia com algumas perguntas  acerca do programa fórmula da vitória, objetivo do Instituto Ayrton Senna e da própria pessoa de Ayrto Senna.          Os alunos apresentaram suas respostas e sem corrigi - las em certas e erradas viram em videos e texto ο  objetivo  do Instituto, do Programa e  a biografia do  Ayrton Senna. Ao final, eles analisaram se  as respostas dadas anteriormente estavam de acordo com as informações dos videos e textos.
              Para fechar esse momento, os alunos encontraram debaixo das mesas do lado direito e do lado esquerdo, algumas letras e foram desafiados, em dois grupos, a descobrirem qual palavra as letras formariam. Em minutos, eles formaram as palavras:leitura e escrita. Essa dinâmica, foi para  frisar que o objetivo principal do Programa é melhorar o desempenho da leitura e escrita.
             Motivados pelos objetivos de melhorar a leitura e a escrita, eles escreveram em uma bandeira qual a sua expectativa em relação ao programa. Em seguida, foram chamados pelo nome para apresentar a sua expectativa e recebiam o carrinho para colocar na pista,representando a largada do Programa e a expectativa fixada em uma bandeira.
            Terminado,o professor Josias, juntamente com a supervisora Evani, entraram na sala ,levando os livros Poemas e Poesias em uma caixa de presente,onde foi acesso as velas  brilhantes e os alunos receberam com uma salva de palma e com a explosão de um balão no centro da sala.
            Cada aluno pegou seu livro e como já estava no final da aula foi encaminhado para o enceramento da aula.
            Para encerrar,a professora citou as atividades realizadas na aula e finalizou com a poesia de Bráulio Bessa sobre Ayrton Senna.
           Obs: Algumas atividades que deveriam fazer parte da aula inaugural não foram possíveis a realização,pois houve um atraso no inicio da aula.As mesmas serão desenvolvidas na primeira oficina.











quarta-feira, 22 de julho de 2015

Produção de texto 6º ano,com o tema :DESAPEGO

UM LIVRO SEM VOCÊ

       Na biblioteca livros esperam por você,mais isso é raro, hoje em dia ficamos em casa isolado na TV,computador e etc,enquanto isso os livros parados no mesmo lugar esperando por uma visita,desapegue dessa vida inútil e conheça um novo amigo de verdade,livre-se dessas coisas paradas para não atrapalhar você alçar voo para lugares bem aventurados,veja o mundo verdadeiro,viaje nos livros que ansiosos esperam por você e se alguma coisa impedi-lo de viajar nesses amigos novos,não desista e faça sua verdadeira escolha,aquela que estava escondida dentro de você.
     Pegue um livro que não faça uma viagem mal,por que ele não e bem -aventurado,ele leva a um mal caminho, caminho do ódio,da tristeza e pensamentos horríveis,não seja curioso para saber o que há nele,viajem naqueles que não estão escondidos,porque eles levam ao caminho do bem,aquele que Deus está sempre protegendo. 
Autor:JOÃO PEDRO ,11 anos

APRENDENDO A DESAPRENDER

"Passamos a vida inteira ouvindo os sábios conselhos dos outros.
Tens que aprender a ser mais flexível, tens que aprender a ser menos dramática, tens que aprender a ser mais discreta, tens que aprender... praticamente tudo. 
Mesmo as coisas que a gente já sabe fazer, é preciso aprender a fazê-las melhor, mais rápido, mais vezes. 
Vida é constante aprendizado. A gente lê, a gente conversa, a gente faz terapia, a gente se puxa pra tirar nota dez no quesito "sabe-tudo".
 Pois é. E o que a gente faz com aquilo que a gente pensava que sabia?As crianças têm facilidade para aprender porque estão com a cabeça virgem de informações, há muito espaço para ser preenchido, muitos dados a serem assimilados sem a necessidade de cruzá-los: tudo é bem-vindo na infância. 
Mas nós já temos arquivos demais no nosso winchester cerebral. Para aprender coisas novas, é preciso antes deletar arquivos antigos. E isso não se faz com o simples apertar de uma tecla. Antes de aprender, é preciso dominar a arte de desaprender.
Desaprender a ser tão sensível, para conseguir vencer mais facilmente as barreiras que encontramos no caminho. 
Desaprender a ser tão exigente consigo mesmo, para poder se divertir com os próprios erros. Desaprender a ser tão coerente, pois a vida é incoerente por natureza e a gente precisa saber lidar com o inusitado. 
Desaprender a esperar que os outros leiam nosso pensamento: em vez de acreditar em telepatia, é melhor acreditar no poder da nossa voz. 
Desaprender a autocomiseração: enquanto perdemos tempo tendo pena da gente mesmo, os demais seguiram em frente.A solução é voltar ao marco zero.
 Desaprender para aprender. 
Deletar para escrever em cima. Houve um tempo em que eu pensava que, para isso, seria preciso nascer de novo, mas hoje sei que dá pra renascer várias vezes nesta mesma vida.
 Basta desaprender o receio de mudar."
 Martha Medeiros -jornalista e escritora brasileira

terça-feira, 13 de setembro de 2011

atalhos para windows

Conheça 13 atalhos para agilizar suas atividades no PC,postado por Ana Paula.